Blog
Autoestima e performance estudantil
A autoestima é a capacidade que os seres humanos possuem de valorizar ou não sua própria identidade. Ela é uma avaliação subjetiva que cada um faz de si, das suas características emocionais, físicas e comportamentais. Uma boa autoestima permite ampliar o autoconhecimento, trazendo um sentimento de independência e amor-próprio.
A aceitação de si reflete em todos os aspectos da vida. No âmbito dos estudos, a autoestima também tem um papel fundamental. Isso porque ela pode comprometer ou estimular uma boa performance no aprendizado. O estudante com baixa autoestima tem sua capacidade de executar tarefas prejudicada, vivendo um ciclo de frustração e procrastinação. Pode servir, até mesmo, de impulso para doenças como a depressão ou a ansiedade, por exemplo.
A percepção que cada um tem de si é a responsável por gerar sentimentos de inferioridade, superioridade, autocrítica, ou sentimentos com aspectos mais positivos. Isso influencia diretamente as experiências, a execução de tarefas, o bem-estar e a qualidade em que se vive. Então, dessa forma, é muito importante reconhecer e trabalhar a capacidade da autoaceitação, redescobrindo seu protagonismo sem dar lugar para a comparação. Ao enxergar as percepções e habilidades de uma maneira mais positiva é possível construir pouco a pouco uma boa autoestima.
“Quando nos sentimos capazes, nossos sonhos chegam muito mais rápido.”
Veja 7 dicas para melhorar a sua autoestima:
1 - Desenvolva autoconhecimento
2 - Pratique autocuidado
3 – Esteja perto de pessoas que te valorizam
4 - Seja gentil com você mesmo
5 – Trabalhe a autoaceitação
6 - Não se compare
7 - Procure ajuda profissional